Participando da escola bíblica dominical

A Escola Dominical foi criada na Inglaterra, em 1780, pelo jornalista Robert Raikes. O seu propósito era oferecer educação básica aos que não podiam frequentar as escolas públicas. Com o tempo, o modelo britânico desapareceu, surgindo um novo tipo de Escola Dominical: a escola bíblica. O seu maior alvo era ensinar a Bíblia e a conversão do aluno.

Durante muitos anos, a Escola Dominical tem sido, para as Igrejas Evangélicas, uma ferramenta indispensável para a evangelização e o ensino de crianças e adultos. O título Escola Bíblica Dominical diz: primeiro, é uma escola, lugar de se aprender; segundo, é bíblica pois o seu currículo é a Bíblia; terceiro, é dominical porque o Domingo não é meu, mas do Senhor.

Atualmente, aqui em nossa Igreja, infelizmente, há muitas pessoas ainda que acham a Escola Bíblica Dominical irrelevante e dispensável. Dormir, trabalhar ou passear tem sido a preferência de muitos. Mas, por outro lado, existem aqueles que a amam e participam de maneira efetiva, com compromisso e dedicação. É necessário o envolvimento de todos.

O aluno

Sem o aluno não existe a Escola. é necessário que todos os membros da Igreja sejam alunos. A eficácia, a dinâmica e a qualidade da Escola depende do interesse do aluno. Um aluno interessado e participativo motiva o professor. Deixe de ser um crítico da Escola e venha ser um aluno.

O professor

A Bíblia recomenda que aquele que ensina deve ser dedicado em sua tarefa (Rm 12.7). Dedicação e esforço para o crescimento espiritual do seu aluno deve ser o alvo do bom professor. Ele deve tornar as aulas interessantes, com criatividade e dinâmica, sem se esquecer do conteúdo bíblico, o qual deve ser transmitido com sabedoria e poder.

Os pais

Os pais que não trazem os filhos para a Escola Dominical estão cometendo o pecado da negligência. São infiéis aos compromissos assumidos no batismo infantil, por meio do qual prometeram educar os filhos na Igreja, trazendo-os à Escola Dominical. Durante a semana, os filhos acordam cedo para ir à escola, mas no Domingo, por culpa dos pais, ficam dormindo até tarde. Os frutos disso serão colhidos posteriormente.

Concluindo

Conclamo a todos a participar da Escola Bíblica Dominical, com amor e fidelidade. Iniciamos hoje um novo semestre. Temos classes para crianças, adolescentes, jovens e adultos, classe para casais, para as pessoas que estão chegando, para os recém- convertidos, também para aqueles que estão há mais tempo na caminhada cristã, enfim. Informe-se, matricule-se, participe e cresça no conhecimento da Palavra de Deus.

“antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (1 Pedro 3.15)

Obs: Extraído da Internet


Comentários (0)


Deixe um comentário